Bem Vindo, visitante! [ Cadastre-se | Entrarrss  |  tw

Como informar ao Detran a venda de um veículo.

| Noticias | 28/01/2016

Vendeu o carro e o novo dono não transferiu o veículo para o seu nome?

Renato Nascimento: www.repasso.com.br

 

Depois de anunciar e finalmente vender seu carro, muitas pessoas simplesmente assinam o recibo de compra e venda ou CRV-DUT e confiam que o comprador irá efetuar a transferência para seu nome e não se preocupam com as implicações que essa não transferência podem causar.

O novo dono tem 30 dias para fazer a transferência do veículo para seu nome, mas muitas vezes esse procedimento não é realizado, o que pode acarretar muitos problemas ao antigo dono, como no caso de um amigo que vendeu um Gol turbinado, o novo dono atropelou uma pessoa e fugiu, transeuntes anotaram a placa e logo vieram as dores de cabeça que só se resolveram depois de longos 8 meses.

Um outro problema que pode acontecer, é esse novo proprietário ser parado em uma blitz, além de receber multa grave por falta de transferência, o veículo pode ir para o páteo e você que vendeu o carro terá que comparecer para retirar, e lá vem outra dor de cabeça.

Deixando a história triste de lado, vamos ao procedimento para que você que vendeu um veículo recentemente, informe ao Detran que você não é mais o responsável.

Procedimento correto logo após a venda do veículo

É o vendedor que é obrigado a informar ao Detran a venda do veículo no prazo de 30 dias após a venda e atualmente pode ser feita em cartório, pois desde 23 de julho de 2014,  os mesmos estão obrigados a enviarem estas informações diretamente ao DETRAN, de forma gratuita, pagando somente as autenticações.

Agora vamos ao caso em que esse prazo já passou e o novo dono ainda não transferiu o veículo e você já não possui mais o DUT original assinado e reconhecido firma:

Caso você tenha uma cópia simples do DUT assinado

Este procedimento pode ser realizado diretamente  em uma unidade do Detran-SP ou no Poupatempo (nesse caso agendar via internet)

Documentos necessários:

  • CNH ou RG do antigo dono, original e 1 cópia simples
  • Requerimento de Comunicação de Venda – imprimir e preencher (obtenha aqui)
  • Cópia simples do DUT assinado

Caso você não tenha uma cópia simples do DUT assinado

Este caso é o mais comum, muitas vezes as pessoas vendem o veículo e entregam o DUT assinado esperando que o novo dono faça a transferência, na base da confiança

Como você não possui o DUT original e nem uma cópia simples, deverá comparecer a um cartório e fazer uma Certidão de RENAVAM onde deverá informar os dados como a data da venda, informações do vendedor e do comprador. Muito importante ter todos os dados do comprador (Nome, RG, CPF e endereço).

Documentos necessários:

  • CNH ou RG do antigo dono, original e 1 cópia simples
  • Requerimento de Comunicação de Venda – imprimir e preencher (obtenha aqui)
  • Certidão de RENAVAM emitida pelo cartório

Com a documentação em mãos, comparecer a unidade escolhida (Detran ou Poupatempo) e efetuar o procedimento de transferência de responsabilidade do veículo.

Este serviço é gratuito.

Prontinho, agora você pode dormir sossegado pois todas as obrigações e penalizações que possam ocorrer com seu antigo veículo, agora são de responsabilidade do novo dono.

OBS. Só não esqueça de pelo menos ficar com os dados do comprador em uma venda de veículo para se precaver de transtornos.

 

Um abraço à todos!

7 Comentários para “Como informar ao Detran a venda de um veículo.”

  1. André em 29/01/2016 @ 18:27

    Obrigado pelas informações amigo. Fiz o passo a passo pois vendi um carro para meu cunhado (ja viu né) e ele depois de 3 meses ainda não tinha passado para o nome.
    Sorte que eu tinha uma xerox do dut, fui no Detran da armenia e deu tudo certo, o carro já não é responsabilidade minha.

    valeu pela bela informação.

  2. AMIGO ME ESCLAREÇA UMA PERGUNTA,COMPREI UM VEICULO COM O DUT PREENCHIDO NO NOME DE TERCEIROS.COM RESTRIÇÃO DE TRANSFERENCIA, NÃO CONHEÇO O ANTIGO PROPRIETÁRIO E CONSTA NO DETRAM A RESTRIÇAO ADMINISTRATIVA POR FALTA DE TRANSFERENCIA. COMO POSSO AGIR PARA LICENCIAR E TRANSFERIR O VEICULO PARA O MEU NOME PARA ESTAR EM ORDEM COM A LEGISLAÇÃO.

  3. Edilane Bomfim Cardoso em 06/11/2016 @ 16:17

    Gostaria de obter uma cópia de compra e venda do meu carro assinada por mim compradora e pelo vendedor do veículo, esse documento já está com firma reconhecida .e já está no Detran, e o veículo já está no meu nome, eu só preciso pra provar essa compra porque eu não tenho a xerox

  4. Edilane Bomfim Cardoso em 06/11/2016 @ 16:21

    Como eu posso adquerir a cópia da compra e venda do meu carro que já está assinada por mim compradora e pelo vendedor do veículo, esse documento já está no Detran, já foi feito a passagem do veículo para o meu nome

  5. Mantenha a cutícula na bebedeira por pelo menos 2 minutos. http://Pinturahidrografica.site/

  6. Fiz a técnica somente duas vezes e ela desentupiu! https://careersuccess.msu.edu/print/portfolio/desentupidora-em-betim

  7. DICA 1: Desentupir cloaca utilizando garrafa pet. http://www.mamaedirce.com.br/top/index.php?a=stats&u=paulojoopedrodua

Deixe seu Comentário

*

Repasso no Facebook